Cuidado: o perigo de tomar banho descalço na academia. - ULTIMAS NOTICIAS - HORA 01

Provavelmente você já frequentou uma academia ou uma piscina pública. E, provavelmente, em mais de uma ocasião, esqueceu os chinelos em casa ou decidiu tomar uma ducha descalço. Você sabe que isso não é o certo: seus pais já repetiram mil vezes, mas, mesmo assim, você insiste, e por quê? O que é o pior que pode acontecer?

Mas, na realidade, os chuveiros das academias e as piscinas públicas são lugares potencialmente perigosos quando de trata de infecção por fungos. Isso porque esses lugares são úmidos e quentes, fomentando assim a aparição de bactérias e, portanto, aumentando o risco de contrair infecções. Por isso, sempre se recomenda o uso de chinelo na hora de caminhar por esses espaços: dessa forma, evita-se o contágio. No entanto, nem sempre se leva essa medida de higiene a sério, e as consequências são piores do que pensamos.
Um homem do Texas (EUA) viveu na pele essas consequências e contou, de maneira anônima, sua terrível experiência. Uma tarde, ele foi à sua academia para treinar. Quando terminou, foi tomar uma ducha, mas havia esquecido o chinelo. Para evitar ir para o trabalho suado, ele decidiu fazer uma excessão e tomar banho descalço. E foi aí que ele cometeu um tremendo erro, pelo qual pagaria muito caro.
A princípio, ele começou notando um pequeno ponto em seu pé esquerdo, que era um pouco mais duro do que o resto e lhe espetava um pouco. O médico diagnosticou uma verruga plantar (um tumor benigno causado pelo vírus do papiloma humano, HPV). Sem dar muita importância, ele decidiu tratar com remédios caseiros, mas à medida que os meses passavam, a coisa não parecia melhorar. Preocupado, ele foi ao médico novamente, onde começou um tratamento específico. ~

Esse é o estado do pé dele depois que saiu a primeira verruga. Como resultado do tratamento, o que era uma verruga se converteu em cinco. O pé dele ficou inchado e a dor era tão intensa que ele quase não podia andar. Meses depois, finalmente, o homem se submeteu a uma cirurgia, onde tiveram que fazer enxertos de pele à base de escamas de peixe para fechar as feridas. Agora ele já está curado, mas vai precisar de uns dois meses até poder voltar a caminhar normalmente.
O que aconteceu com esse rapaz poderia ter acontecido com qualquer pessoa. Costumamos tomar esse tipo de decisão na pressa, mas o fato é que as bactérias estão aí, mesmo que não as vejamos. Por isso é importante não ignorar determinados hábitos de higiene, especialmente em locais úmidos, pois estão propensos à proliferação de bactérias e fungos. Da próxima vez que você for para a academia ou à piscina, lembre-se sempre de levar o chinelo com você.  
Além de não esquecer o chinelo, há uma série de hábitos que você pode seguir para reduzir ao máximo esse tipo de infecção:
- Tome banho usando chinelo.
- Não empreste o seu chinelo para outras pessoas.
- Depois do banho, seque bem os pés.
- Utilize sapatos bem ventilados, ou alterne os sapatos para não usar sempre os mesmos.
- Troque as meias pelo menos uma vez ao dia.
- Se você quiser dar um passo além, use o talco para pés
Agora você já sabe tudo o que é necessário para aproveitar os locais públicos sem medo de contrair uma infecção. Não cometa o mesmo erro que esse rapaz do Texas. Cuidar dos seus pés está em suas mãos!

Postar um comentário

0 Comentários